Quando montamos um comércio, precisamos de controle e gestão do mesmo. Saiba quais sistemas você deve contratar para fazer tais tarefas!
Para se montar um comércio, é necessário saber gerenciá-lo e administrá-lo. Para isso, utilizamos sistemas que nos ajudam, mantendo o controle da empresa, desde vendas até estoque e contas a pagar. Mas quais sistemas para comércio devemos contratar para fazer tais tarefas?
A primeira coisa necessária a se pensar na hora de contratar uma plataforma que te ajudará no gerenciamento do seu comércio é pensar em como ele funciona.
Para uma empresa funcionar corretamente, temos que ter o controle de diversas partes dela, mas isso não quer dizer que temos que ter diversos sistemas para cada parte. Geralmente, as plataformas que fazem o gerenciamento e a automação do seu comércio, desenvolvem dois tipos de sistemas para isso: o PDV e o ERP, mas o que são? Para que eles servem?
Sistemas de gerenciamento ERP
ERP, para quem ainda não conhece, vem da abreviação de Enterprise Resource Planning, um sistema de gerenciamento de empresas que mantém o controle de tudo dentro de seu comércio, desde o estoque até as contas a pagar.
É no ERP que o comerciante lançará todas as suas notas fiscais de produtos comprados, todas as contas a pagar e todas a receber e é nesse mesmo sistema de comércio que faremos o controle do fluxo de caixa para vermos como está indo a empresa. O que está entrando e saindo dela, e é nele que teremos o controle de todos os fornecedores.
Esse sistema é essencial para o controle, a gestão e o bom funcionamento de sua empresa, mas para completá-lo, é preciso do sistema de comércio PDV. Calma, geralmente, um não é vendido sem o outro, embora você tenha essa escolha, pois, como eu disse, eles se completam e você entenderá o porquê.
Sistemas de ponto de vendas (PDV)
PDV é a abreviação de ponto de venda, ou pode ser chamado também de POS, abreviação de Point of Sale, do inglês. Esses sistemas de comércio são chamados assim porque são colocados em pontos de vendas ou em frente de caixas. Eles fazem o controle de todas as vendas de sua empresa que são registradas nele. As emissões de notas fiscais na hora delas acontecerem, e também a abertura e fechamento de caixa. Além disso, os PDVs têm suporte e conexões com o sistema de gerenciamento de notas fiscais da receita federal, o DSAT, que as envia diretamente para ela.
Semelhanças e diferenças entre os sistemas PDV e ERP
Esses sistemas de comércio são dependentes um do outro para o controle e o gerenciamento da sua empresa, pois eles estão em constante troca de informação. O ERP manda informações do estoque da empresa, por exemplo, enquanto o PDV manda informações das vendas do dia ao fechar o caixa, para que ele consiga manter o controle de tudo o que entrou e saiu no estoque da empresa.
Por isso, para contratar sistemas para o comércio e seu gerenciamento, é importante estar atento em como eles se conectam e se essas plataformas estão constantemente trocando informações, para que o caixa ou o estoque de sua empresa não fiquem defasados.
Um software com má conexão ou que fique dando muitos erros, fará com que as informações do PDV e do ERP atrasem. Se as informações das suas vendas, por exemplo, estiverem atrasadas ou não chegarem, você não conseguirá manter o controle do que entra e sai de seu estoque e será preciso de mais inventários do que o de costume para colocar as informações em dia. Isso prejudicará sua empresa tanto no tempo quanto no orçamento, afinal, cada tempo gasto fazendo um inventário a mais para colocar o estoque em dia, é um dinheiro a menos no caixa de seu comércio, pois para isso será preciso parar um pouco as vendas ou pagar extra para o funcionário ajudar na nova contagem, e, como diz o ditado, tempo é dinheiro.
Equipe Inside Automação
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