O caixa é a parte essencial de uma empresa e manter o seu fluxo organizado evitará perdas em sua lucratividade. Entenda como organizar o fluxo de caixa de sua loja.
Fluxo de caixa
Antes de começarmos a falar sobre organizar o fluxo de caixa da loja, temos que falar um pouco sobre o caixa dela. O caixa da loja não é somente aquele caixa em que o vendedor abre para pegar o troco ou depositar algum dinheiro quando tem uma venda, é também onde fica armazenado todo o dinheiro que está investido em sua empresa. É com o caixa de sua loja que você paga seus fornecedores e é no caixa da loja que entra o dinheiro que os clientes te pagam, por isso, organizar o fluxo de caixa da loja é tão importante. Mas o que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é considerado a ferramenta mais básica na parte financeira de uma empresa. É com essa ferramenta que você registrará todas as atividades financeiras dela, tudo o que entrou ou saiu do caixa, todas as contas a pagar, entre outros. Com um fluxo de caixa desorganizado, você não conseguirá identificar para onde está indo o dinheiro de sua loja e nem como estão sendo as vendas dela, se está indo bem ou não, por isso, é sempre bom saber organizar o fluxo de caixa da loja.
Sempre faça todos os registros financeiros de sua empresa
A primeira coisa que você deve fazer para organizar o seu fluxo de caixa da loja é pegar todas as suas contas a pagar, como internet, aluguel, água, e suas contas a receber e registrá-las no seu sistema. Coloque, inclusive, contas de vencerão ou receberão até nos outros meses. Se começar a organizar o fluxo de caixa no começo do ano, por exemplo, é ideal que você coloque no sistema até as contas do fim do ano. Assim, o saldo do seu caixa já considerará os outros meses, deixando um saldo futuro provisionado, seja para pagar ou receber.
Quais são suas despesas e quais são suas receitas?
Para manter uma boa organização no fluxo de caixa, é importante saber bem quais são suas receitas e despesas para não se confundir na hora de registrá-las no sistema. É legal também saber quais delas serão periódicas, ou seja, apenas por um período ou não para separá-las das que não serão, para que não se confunda na organização.
Crie um período para o seu fluxo de caixa
Outra coisa a se fazer para organizar o fluxo de caixa da loja é criar um período para isso. Por exemplo, se você quer ver todas as vendas e contas a pagar do mês de fevereiro, então, você precisa colocar o período em seu relatório do fluxo de caixa do dia em que começou o mês até as contas que vence ou as vendas que entrarão até o final.
Registrar períodos de tempo muito grande pode fazer com que você se perca e o seu fluxo de caixa acabe desorganizado novamente, então, é sempre bom criar períodos curtos para ele. Períodos curtos te manterá com mais controle sobre o seu fluxo de caixa e o manterá bem mais organizado.
Lembrem-se: O período escolhido no relatório do fluxo de caixa não tem a ver com o período das contas lançadas. As contas a pagar ou a receber têm que ser lançadas no sistema, mas na hora de escolher o período para tirar um relatório e ver seu fluxo, é bom criar relatórios com períodos curtos.
Quando se tem uma empresa, algo que nunca queremos para ela é que abra falência, por isso, é sempre bom mantê-la com maior organização e o melhor controle possível sobre suas despesas, receitas e custos, conseguindo, assim, manter o controle da sua lucratividade e evitar prejuízos, e o fluxo de caixa é uma das melhores e mais básicas ferramentas para o controle financeiro de sua empresa.
Para fazer o controle do fluxo de caixa e mantê-lo organizado são necessárias algumas ferramentas e, há no mercado, ótimos softwares de automação comercial que pode ajudá-los nessa tarefa de organizar o fluxo de caixa da loja.
Equipe Inside Automação
0 Comentários