Os sistemas para restaurantes são necessários para manter o controle e o gerenciamento de seu restaurante, reduzindo custos e evitando perdas desnecessárias.
Implantar um sistema de restaurante em seu comércio é um grande passo para melhorar a gestão financeira, de estoque e o relacionamento com os seus clientes. Eles nos ajudam a manter o controle e o gerenciamento de cada setor de nosso restaurante.
Entretanto, muitos donos e gestores ainda não adotaram esses sistemas em seus estabelecimentos. Muitos por ainda não conhecerem e outros por ainda não verem tanta vantagem em contratar um sistema para restaurante.
Mas o que muitos ainda não sabem é que, além de melhorar a gestão em todos os setores do estabelecimento e garantir a satisfação do cliente devido a um melhor atendimento, implantar esses sistemas também trazem vantagens no setor financeiro de sua empresa, pois a medida que você tem o controle de seu estoque, acaba evitando perda de mercadorias e isso faz com que você consiga, também, reduzir os custos de seu restaurante.
Por isso, no post de hoje, nós, da Inside Automação, queremos te mostrar um pouco sobre como funciona esses sistemas e como será vantajoso a implantação dele em seus estabelecimentos.
Quais são os sistemas de automação comercial para restaurantes?
Para manter tudo funcionando no seu devido lugar, as empresas que desenvolvem softwares para restaurante contam com dois principais sistemas para manter a ordem em seus estabelecimentos.
O primeiro desses sistemas é fiscal. Ele cuida de toda área financeira de seu restaurante, desde as contas a pagar, até a entrada de notas fiscais. Com esse sistema você conseguirá manter o controle financeiro de seu restaurante, descobrir o quanto você gasta para produzir cada um de seus pratos, e ainda conseguirá descobrir onde poderá mudar para melhorar esse setor e reduzir custos com seu restaurante.
O segundo é um sistema de controle e gestão, não só de estoque, como de todos os setores do comércio, inclusive, dos clientes. Esses sistemas conseguem controlar o estoque e todas as vendas de seu estabelecimento. Consegue criar contas para os seus clientes e marcar os seus gastos, baseado pela mesa em que ele está sentado.
Além disso, com o gerenciamento de estoque você conseguirá manter o controle de suas mercadorias e evitar perdas por vencimento ou por mercadorias estragadas, o que fará com que você evite gastos em excesso ou à toa.
Nós citamos acima sobre dois sistemas para restaurante, mas calma, nem sempre eles são vendidos separadamente. Aqui na Inside, por exemplo, o nosso sistema é o XD Rest e ele consegue fazer todo o controle financeiro e de estoque de seu restaurante, além de possuir uma funcionalidade em que os garçons conseguem fazer o pedido do cliente sem que precise ir até a cozinha levar a comanda. Apenas com um leve toque no celular, o pedido já será efetuado.
Como funciona um sistema para restaurante?
Agora que você já entendeu quais são os sistemas necessários para ser implantado em seu restaurante, vamos falar um pouco sobre como eles funcionam e o quão vantajoso é a contratação de um software de automação comercial para o seu estabelecimento, mas antes queremos te fazer algumas perguntas.
Como você controla o estoque de seu restaurante? Quando você efetua a venda de um prato de seu cardápio, como dá baixa nas mercadorias que usou para prepará-lo?
Os softwares de automação comercial para restaurante se integram, desde as suas vendas e o controle de estoque, até as entradas de notas fiscais e de mercadorias nesse sistema. Todos eles estão em constante comunicação.
Sendo assim, quando você efetua uma compra em seu fornecedor e dá a entrada da nota fiscal em seu sistema, automaticamente essas mercadorias que estão na nota entrarão em seu estoque. E toda vez que você ou alguns de seus colaboradores e funcionários efetuarem uma venda de algum prato do cardápio para o cliente, dará baixa da mercadoria no sistema automaticamente e, caso não tenha mais em estoque, o sistema para restaurante te avisará.
Além disso, alguns desses sistemas possui um software que faz pedidos no celular, como explicado acima, que ajuda – e muito – o garçom no atendimento ao cliente, mas por que esse software ajuda tanto?
Quais as vantagens de um software que efetua pedidos em um sistema para restaurante?
Para responder essa pergunta, vamos a outra:
Qual é a maior causa para a perda de clientes em seu restaurante?
Eu tenho quase certeza que na hora de você responder essa pergunta, pensou nas reclamações do atendimento dos garçons com os seus clientes.
Mas e se eu te dizer que, na maioria das vezes, o atendimento que ele tanto reclama não esteja relacionado especificamente ao seu funcionário e sim no tempo que ele gasta para efetuar o pedido deles?
Em muitos restaurantes, mais especificamente nos que não possuem um software para fazer pedidos por celulares, os funcionários que vão até as mesas atender os clientes, precisam anotar em suas comandas e levar o pedido até a cozinha para começarem a fazer.
Isso faz com que esse caminho se torne longo e quando o restaurante estiver cheio, não conseguirão dar atenção suficiente para os seus clientes, tendo que anotar seu pedido o mais rápido possível para que consiga levar até a cozinha e ir atender o próximo, para este não reclamar.
Com a contratação de um sistema para restaurante que possui um aplicativo para o garçom mandar o pedido do cliente para a cozinha quando ele ainda estiver na mesa, dará para ele dar uma melhor atenção para ele, garantindo a satisfação de seus consumidores e diminuindo as reclamações de atendimento.
Além disso, com o seu funcionário dando uma atenção melhor ao seu cliente, ele consegue ouvir e anotar corretamente o pedido, reduzindo custos desnecessários em seu restaurante devido a pedidos que foram anotados errados. Além de reduzir custo, essa atitude também evita o desperdício de comida, o que às vezes acaba sendo muito.
Equipe Inside Automação
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