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Relacionamento com clientes – Entenda como evoluir!

Relacionamento com clientes – Entenda como evoluir!

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-
5 de março de 2020
-
Redação

Como vai o relacionamento com seus clientes em seu comércio? Essas dicas vão ajudá-lo nesse aspecto e levá-lo a obter melhores resultados para a sua empresa!

Um bom relacionamento com o cliente é muito importante para uma empresa, sobretudo no segmento comercial. Ele faz com que o seu negócio se diferencie dos concorrentes e vai ajudá-lo a fidelizar esse cliente com seus produtos e serviços.

Isso acontece porque as chances de um consumidor, que tem contato com uma equipe agradável e com um bom relacionamento, voltar a adquirir produtos e serviços da empresa responsável pelo atendimento é bem maior.

No entanto, muitos comércios ainda pecam bastante nessa questão e acabam não criando um bom relacionamento de empresa-cliente, o que faz com que eles saiam insatisfeitos com o atendimento local e não desejem mais frequentar o comércio, não gerando os resultados esperados.

Essa má relação entre os clientes e a empresa é gerada por diversos fatores, desde a demora no atendimento até a má recepção de alguns atendentes para com eles, duas das maiores condutas inadequadas em um comércio que faz com que as pessoas não queiram voltar tão cedo naquele lugar.

Entretanto, caso haja um bom atendimento e um bom relacionamento entre a sua equipe e o consumidor, a história se inverte completamente, os deixando muito satisfeitos com o comércio e os fidelizando para que voltem a adquirir seus serviços e produtos com ainda mais frequência, indicando o seu estabelecimento para amigos e familiares, te destacando dentre a concorrência.

Por isso, no post de hoje da Inside, te daremos algumas dicas de como você poderá melhorar o relacionamento com os clientes e gerar ótimos resultados para a sua empresa. Confira!

1 – Tenha e ensine a sua equipe a ter empatia pelo cliente

Quando falamos de relacionamento com o cliente, não falamos apenas do atendimento, mas sim de saber entender a pessoa que está querendo adquirir os produtos e serviços de sua empresa, e para ter esse entendimento é necessário empatia.

Ter empatia pelo cliente é uma das melhores formas de começar a melhorar o relacionamento de sua empresa com ele. É antes de oferecer um produto ou serviço para o consumidor, analisar as suas reais necessidades acerca daquele negócio e atendê-los da forma que gostaria de ser atendido, sempre se colocando no lugar dele.

Essa dica, apesar de simples, é uma das coisas que menos é seguida dentro de uma empresa, fazendo com que os clientes se sintam apenas como uma ferramenta de compra e coagidos a comprar, o que acaba os espantando do local.

Por outro lado, quando temos empatia em nossos atendimentos, eles se sentirão mais próximos da empresa, mostrando que ele é realmente importante para ela, deixando-o satisfeito com os serviços de atendimento prestados.

2 – Desenvolva confiança do cliente para com a sua empresa

Confiança é uma das bases mais importantes de um relacionamento, não só com o cliente, mas também com qualquer pessoa.

Para melhorar a relação empresa-cliente é muito importante que você demonstre que ele é importante para você. Para isso, é essencial que preste atenção em todos os detalhes que diz respeito ao seu consumidor, pois isso fará com que você consiga abrir ou retomar uma conversa com ele com mais facilidade, desenvolvendo a confiança dele na sua empresa e conquistando-o para que ele volte a adquirir serviços e produtos de seu comércio.

No entanto, também é muito importante que essa confiança seja alimentada constantemente, mesmo depois de finalizar a compra, para que consiga fidelizar esse cliente e destacar a sua empresa dentre as demais concorrentes.

3 – Tenha agilidade na hora de resolver problemas dos clientes

O terceiro passo para melhorar o relacionamento com os clientes é agilizar a resolução de alguns problemas que podem surgir com eles. Por exemplo:

Vamos supor que você tenha um comércio e o seu sistema de gestão comercial permite que a sua empresa consiga vender as suas mercadorias pelo seu site oficial.

Certo dia, dois clientes compram alguns de seus produtos e, por algum motivo, as mercadorias que chegam em suas casas não são as que eles haviam comprado.

Isso com certeza os deixarão furiosos, afinal, mesmo que problemas acontecem, eles ficarão chateados que aconteceram com eles e vão ligar na sua empresa para resolver, e é aí que entra a terceira dica de relacionamento com os clientes.

Se quando ligarem a sua equipe de atendimento demorar para resolver os seus problemas, eles ficarão insatisfeitos com o serviço e podem não querer mais comprar os produtos de sua empresa.

No entanto, caso o seu atendimento seja ágil e consiga resolver esses problemas rapidamente, gerará mais confiança e satisfação, fazendo com que eles voltem a comprar novamente com o seu comércio.

4 – Fique sempre atento aos feedbacks dos seus clientes

O feedback é uma das melhores formas de você conseguir ver como está a qualidade do atendimento da empresa e do relacionamento com os clientes, pois são neles que eles expressam o que sentem em relação aos serviços que o comércio presta ao consumidor.

Dentre esses feedbacks haverão comentários positivos e negativos, mas é essencial ouvir e avaliar cada um deles para melhorar ainda mais a sua relação com eles.

Além disso, dentre esses comentários poderá haver reclamação de problemas que não foram resolvidos e, se possível, é muito importante que você os resolva para mostrar aos seus clientes que os seus comentários e suas opiniões são muito importantes para o seu comércio!

5 – Desenvolva promoções exclusivas para os seus clientes

Quando você desenvolver um bom relacionamento com determinado cliente, saberá de suas necessidades e poderá oferecer produtos que ele realmente necessite com promoções exclusivas, dando ainda mais vantagem e oportunidade de ele fechar negócio com a sua empresa, deixando-o muito satisfeito.

Além disso, devido a fidelidade, você também poderá criar promoções bônus para caso ele indique o seu negócio para uma pessoa que feche contrato ou compre um de seus produtos, aumentando o número de consumidores de seu comércio e gerando ainda mais resultados!

6 – Usufrua das tecnologias de gestão e automação comercial para melhorar o relacionamento com clientes

Quanto mais um comércio cresce e aumenta o número de clientes, fica ainda mais difícil de controlar todos os processos que acontecem dentro da empresa, visto que isso começa a limitar o tempo dos funcionários, quase incapacitando-os de fazer um atendimento atencioso com o consumidor, o que pode gerar insatisfação.

Para que isso não aconteça e você faça um atendimento com um bom relacionamento com os clientes, é muito importante investir em tecnologias de sistema de automação comercial, pois ela conseguirá te ajudar a ter maior agilidade nos processos dentro de seu comércio, dando espaço para a sua equipe realizar um atendimento mais personalizado e atencioso com o seu cliente.

Na Inside Automação, por exemplo, oferecemos softwares para diversos segmentos com a solução de melhorar não só o atendimento ao cliente com recursos que agilizam o processo de devolução, oferecem diversas formas de pagamento e automatizam pedidos de clientes em alguns estabelecimentos a fim de dar mais atenção a eles, como também fazem todo o controle e gestão de todos os setores de seu comércio. Confira os nossos produtos!

Equipe Inside Automação

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