Organizar o estoque de seu restaurante e mantê-lo organizado é muito importante para evitar que o seu estabelecimento tenha algum prejuízo.
Organizar estoque em um estabelecimento é muito importante para a sobrevivência do negócio, sobretudo se o comércio for voltado ao consumo alimentício, como restaurantes, onde a desorganização do estoque de mercadorias pode levar a um grande prejuízo maior até do que negócios voltados a outros segmentos.
Por isso, seguir dicas que te ajude a manter esse estoque de mercadorias organizado é essencial para diminuir e evitar os gastos em excesso, o que pode prejudicar financeiramente o seu caixa e deixar o seu estabelecimento no vermelho.
Pensando nisso, no post de hoje, nós, da Inside, queremos te ensinar algumas estratégias ideais para organizar o estoque do seu restaurante e evitar prejuízos para o seu comércio.
Por que organizar o estoque do restaurante é tão importante?
Em um estabelecimento comercial em que venda e prepare alimentos para os seus clientes tem que estar sempre de olho nos que são perecíveis e na data de validade de cada um deles para que não corram o risco dessas datas excederem o prazo.
Entretanto, com uma má gestão e uma má organização do estoque, muitas vezes esses alimentos não são consumidos por completo e acabam passando da data de validade, gerando um grande prejuízo aos restaurantes devido ao seu desperdício.
Sendo assim, quanto mais organizado o estoque estiver, mais controle o estabelecimento terá sobre suas mercadorias e assim poderá evitar que o seu comércio tenha alguns prejuízos. Porém, o que você deve fazer para organizar o estoque adequadamente?
Esteja sempre atento às demandas por seus produtos
Todo gestor de um estabelecimento comercial precisa planejar o seu estoque, inclusive nos restaurantes, e uma das formas de obter esse planejamento é estar sempre atento às demandas pelos pratos e produtos que ele vende, pois, mesmo sendo um local de consumo de alimento, o mercado está sempre em constante oscilação.
Além disso, é muito importante também que o gestor esteja sempre atento para planejar o seu estoque para período de férias, quando o estabelecimento se encontrar em uma área turística ou em um local em que tenha bastante movimentação nesse período, e também se programar para datas sazonais como o dia das mães, pais, namorados, entre outros, pois nessas datas há uma maior movimentação de clientes nesses tipos de estabelecimentos.
Defina quanta mercadoria de cada produto o seu estabelecimento precisa
Um dos maiores problemas que dá muito prejuízo para um restaurante é não comprar a quantidade certa de mercadoria para a preparação de seus pratos. Há estabelecimentos que compram a menos e quando os clientes pedem já não tem mais em estoque e há os comerciantes que compram em uma quantidade muito grande com medo de acabar enquanto os clientes ainda a querem e acabam tendo uma parte de seu estoque perecendo antes de seu consumo, o que gera prejuízo para a sua empresa.
Por isso, para organizar o estoque adequadamente é importante que, após definir a quantidade demandada de seus produtos, defina a quantidade mínima e máxima de cada mercadoria que você precisa comprar na hora da sua reposição.
Categorize os seus produtos
Uma das formas mais eficientes de organizar o estoque de um restaurante é categorizar cada um dos produtos que esteja estocado.
Por exemplo, vamos supor que você tenha um estabelecimento que venda diversos tipos de pratos que venham frutas, você pode criar uma categoria para todas elas chamadas de “frutas”, assim você saberá que existe certa quantidade de frutas em seu estoque, podendo criar também subcategorias como “frutas cítricas”, “frutas vermelhas”, entre outras.
A classificação desses produtos, apesar de demandar um trabalho maior, te ajudará a otimizar e a manter o controle de seu estoque.
Defina prazos para efetuar o inventário de seu restaurante
Em um restaurante, devido à alta rotatividade de suas mercadorias, efetuar inventários periodicamente é uma ótima alternativa para organizar o estoque de seu estabelecimento, pois, além de conseguir manter o controle de seus produtos e de suas mercadorias, conseguirá identificar melhor quais são as que mais saem de seu estoque, o que te ajudará a definir a quantidade a se comprar de cada um de seus produtos.
Defina e crie um modelo para a reposição das mercadorias
Tendo em mente quais são as mercadorias mais demandadas, você conseguirá definir de quanto em quanto tempo precisará fazer uma reposição de seu estoque, tendo como escolher uma reposição contínua, onde as mercadorias são compradas e repostas com frequência, ou periodicamente, onde você criará um período específico de reposição para os seus produtos.
Você poderá definir esses modelos baseado no tempo que demora para as suas mercadorias mais demandadas acabarem no estoque.
Mantenha o seu estoque limpo
Se fossemos definir a organização em uma nova palavra, com certeza ela seria limpeza, pois elas sempre caminham lado a lado.
Se você quer organizar o estoque e mantê-lo assim, é importante que o local onde ele estará armazenado esteja limpo, pois, se não estiver, você ou seu funcionário poderá ficar perdido em meio a tantas mercadorias e acabar desorganizando-o novamente.
Além disso, manter o local de seu estoque limpo é muito importante em seu restaurante para que as suas mercadorias não estraguem e não pereçam.
Contrate um software de gestão e automação comercial
Os softwares de gestão e automação comercial são muito importantes para manter o controle e a organização de sua empresa e de seu estabelecimento comercial, sobretudo no estoque, sendo a alternativa ideal para colocar em prática todas as dicas acima com mais agilidade, conseguindo organizar o estoque de produtos de seu restaurante, evitando que tenha desperdícios de mercadorias, gastos em excesso e, consequentemente, evitando que tenha prejuízos em sua empresa.
Equipe Inside Automação
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